A beleza de Estrasburgo no Natal.

Estrasburgo ou Strasbourg é considerada uma das cidades francesas mais belas na época do Natal com um patrimônio histórico riquíssimo que vai da Idade Média aos dias de hoje.

Situada na região da Alsácia, pertinho da fronteira com a Alemanha, essa região foi por muito tempo disputada entre esses 2 países, e você vai perceber isso observando a arquitetura. Parece que você está na Alemanha, mas é a França.

A Grande-Île é o coração da cidade e considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

É exatamente aí que se localiza grande parte dos mercados de Natal. Cheia de luzes, cores, barraquinhas com guloseimas, artesanatos e enfeites de Natal, a cidade ganha um brilho lindo e fica lotada de turistas passeando por suas ruas, delicadamente decoradas.

Por onde você passa pode observar que eles não poupam esforços para deixar a cidade encantadora e os  visitantes podem sentir aquela magia dessa época do ano.

Ela fica toda enfeitada. Os canteiros de flores dão lugar aos lindos arranjos natalinos.

Com seus vários mercados de Natal espalhados por toda a cidade você tem opção de sobra para escolher o que vai comer, beber, comprar e provar. Alguns produtos são bem conhecidos por nós, como a maçã do amor, os pastéis de nata de Portugal, mas a maioria são produtos locais e vale a pena experimentá-los.

Nesses mercados as comidinhas e guloseimas são uma boa opção para quem está passeando pela cidade. Os preços são bem mais em conta do que nos restaurantes. Então que tal marcar um jantar para mais tarde? Ou talvez o almoço? A escolha é sua! Mas que ajuda no bolso, ajuda!

Os restaurantes ficam abertos até às 15hs e reabrem às 19hs, portando fique alerta aos horários! Eu sempre acabava chegando quando eles estavam quase fechando 🙂

 

O que fazer e onde ir:                        

A feira de Natal bem ao lado da linda Catedral

Caminhar pela Grande Île e se surpreender com cada cantinho da cidade.

Na Place Kléber, a praça central de Estrasburgo

Não deixe de ir na Petite France, o coração histórico da cidade,  um lugar charmoso que cativa os visitantes. Um bairro pitoresco onde antigamente se curtiam couros. Caminhe por esta área e verá quão charmosa é essa cidade.

A Petite France

Visite a belíssima Catedral de Notre-Dame, uma das igrejas mais grandiosas e lindas que eu já vi. Ela já foi o mais alto edifício do mundo entre 1625 a 1874 e de acordo com as palavras de Victor Hugo ela é “um prodígio do gigantesco e do delicado”. Concordo plenamente! 🙂

A Catedral de Notre-Dame

Dentro da Catedral você encontra o Relógio Astronômico que é um dos mais perfeitos da Europa. O globo celeste mostra a posiçao do sol, da lua e das estrelas. Um calendário perpétuo e um dispositivo que mostra os eclipses por vir.

O Relógio Astronômico

O que mais desperta a atenção das pessoas é o desfile das figuras em madeira. U anjo faz soar o sino, nesse momento, quatro personagens começam a se mover, passam pela morte que faz soar um sino de prata, marcando o quarto de hora: a criança, o jovem, o adulto e o velho.

Um passeio de batorama pelo canais da cidade não deve faltar na sua viagem. Você vai conhecer muito sobre a história local nesse passeio que possui 2 opções: o circuito 1 “Estrasburgo, mais de 20 séculos de história” custa 12,50 euros, crianças de 4-12 anos 7,20 euros e menos de 4 anos de idade não paga. O circuito 2 ” Estrasburgo, grande ilha” custa 9,50 euros, de 4-12 anos 5,80 euros e menos de 4 anos não paga. A duração do circuito 1 é de 1hora e 10 minutos. A do circuito 2, 45 minutos. Nós fizemos o circuito 1 e adoramos! Tivemos a oportunidade de ver as pontes cobertas, ligadas a torres de vigia medievais.

O passeio é falado em 10 idiomas, inclusive o português, contando a rica história de Estrasburgo, que sedia inclusive o Parlamento Europeu.

O Batorama sai diariamente do Embarcadouro do Palais Rohan, a 150m da catedral. Os horários de saída são diferentes dependendo dos meses do ano, mas a maioria sai entre as 10 e 17hs. Eu comprei os bilhetes bem em frente a catedral.

Estrasburgo é a maior das cidades da Rota do Vinho da Alsácia, no entanto, vale muito a pena conhecer as outras cidadezinhas menores que são um charme!

  • Na época do Natal, 3 dias são suficientes para conhecer Estrasburgo, pois os mercados de Natal vão exigir um tempinho a mais. Eu aconselho a você se hospedar por uns 5 dias, afinal essa é a Rota do Vinho na região da Alsácia e tem várias cidadezinhas vizinhas bem charmosas para serem visitadas.

Como eu já conhecia algumas delas, passei 3 dias em Estrasburgo, um dia em Colmar e ainda consegui conhecer Baden Baden na Alemanha. O pessoal lá é bem animado. Gostei muito. É tão pertinho de Estrasburgo que certamente vale a pena esse bate-e-volta.

Hotel que eu gostei e recomendo:

Hotel Sofitel Strasbourg Grande Ile, na Place Saint Pierre Le Jeune, 4.

Esse foi o primeiro dos hotéis da rede Sofitel. O pessoal da recepçao é extremamente atencioso.

Uma ótima localização, perto da Place Kleber.

Restaurantes:

La Pampa, 8 rue des Faisans. É um restaurante argentino muito gostoso. Afinal tem hora que a gente quer uma comidinha mais parecida com a nossa.

Saint-Sépulcre, rue des Orfevres, 15. Comida alsaciana.

Espero que tenham gostado. Até breve!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Translate »