Cortina d’Ampezzo e os lindos lagos das Dolomitas

Um dos lugares que mais nos encantou na nossa última viagem à Europa, em setembro do ano passado, foi Cortina d’Ampezzo e os belíssimos Lagos di Braies e o Dobbiaco, localizados nas Dolomitas, uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália, com paisagens maravilhosas.

As Dolomitas são uma atração irresistível para os amantes da natureza. Elas foram descobertas pelo geólogo francês, Dieudonné Dolomieu. A região é rica em calcário dolomítico, que dá às montanhas a predominância da cor branca, por isso elas também são chamadas de “montanhas pálidas”.  As rochas mudam de cor conforme a incidência da luz. É a coisa mais linda de se ver, especialmente ao amanhecer e ao pôr do sol, as cores variam e o cenário parece completamente outro daquele que você viu horas atrás. 

 

Melhor época para conhecer a região das Dolomitas:

 
Na começo da primavera as montanhas ainda estão cobertas pela neve então, em alguns pontos, é possível esquiar. No verão os dias são mais claros, sem tanta neblina e névoa e é possível observar melhor as montanhas, a temperatura é na maior parte do tempo amena, devido a altitude. No inverno, vá se você quiser esquiar, pois é frio! Aliás, bem frio! São mais de 900km de pistas de esqui e elas ficam lotadas!
Nós fomos no começo do outono, temperatura muito agradável durante o dia com aquelas lindas cores da estação, mas a noite esfriava imediatamente após o pôr do sol.

Dica de hospedagem em Cortina d’Ampezzo

Fizemos a feliz escolha de nos hospedar no hotel Dolomiti Lodge Alverà e essa experiência foi incrível. Veja o link
O hotel é praticamente novo, muito bem equipado, com um restaurante delicioso e a vista dos quartos para as Dolomitas.

Nessa época os dias ensolarados deixavam a temperatura muito agradável para fazer os passeios e assim que o sol se punha, imediatamente esfriava bastante! 

No quarto do Hotel Dolomiti Alvera
A varanda

 

Vista do nosso quarto (todos os quartos têm essa vista). Olha só a cor dessas montanhas!

Cortina d’Ampezzo é pequena, pitoresca e tem uma das mais famosas estações de esqui, por isso sediou os Jogos Olímpicos de Inverno em 1956. 

O que fazer em Cortina d’Ampezzo:

1. Embora pequena ela é considerada a “Rainha das Dolomitas” e você pode visitá-la em um único dia.

Cortina d’Ampezzo
Cortina d’Ampezzo


2. A principal rua é a Corso Itália, onde você encontrará a maior parte das lojas, mas se quiser realmente fazer umas comprinhas, eu recomendo ir na La Cooperativa di Cortina, na Corso Itália, 40. Preste atenção no horário em que as lojas abrem. É das 9h às 12h30 e das 15h30 às 19h30. 

3. Tem uma doceria deliciosa nessa mesma rua, a Alverà. Não tem nada a ver com o hotel, mas os doces são deliciosos. Comi um tiramissu que só de lembrar me dá água na boca.

 

Melhor doceria que encontrei em Cortina

4. Caminhe pela cidade, tem cantinhosos lindos! Cada lugar que me chamou a atenção eu fui chegando mais perto para conhecer, assim como essa bela igrejinha. 

 

Os lindos lagos do norte da Itália

Agora vamos falar dos lagos mais lindos que já conhecemos e estão a poucos quilômetros de Cortina. São de uma beleza incrível! Aliás, quanto mais conhecemos a Itália, mais nos encantamos.

Cercada por todos os lados pelos picos rochosos das Dolomitas, esse é um destino maravilhoso por suas paisagens.

Viajar de carro por essa região é a melhor coisa, além de um cenário lindo que você observará pelas estradas, você otimiza o seu tempo e escolhe os destinos que quer visitar.

O primeiro lago que visitamos foi o Lago di Braies, situado a 48km de Cortina e conhecido por ser um dos mais belos da região.

Um passeio muito agradável de 3,5km ao redor do maravilhoso lago com alguns trechos de subida que é mais seguro utilizar aquelas botinhas de trekking. 

Além dessa caminhada, é possível avançar por outras trilhas. Para nós a volta ao lago foi o suficiente. 

Também é possível alugar um barquinho de madeira e remar nesse lindo lago cor verde esmeralda. o valor da hora é de 20 euros. 

É bom levar um lanchinho, tem mesas espalhadas para um fazer um piquenique nesse cenário lindo! 

Agora vou mostrar as fotos, que dizem mais do que palavras.

Lago di Braies
Lago di Braies
Lago di Braies
Lago di Braies

 

Os barquinhos no Lago di Braies
Os barquinhos no Lago di Braies

O outro lago que visitamos foi o Dobbiaco que se localiza a 30km de Cortina d’Ampezzo. Fica entre Cortina e o Lago di Braies. Fomos primeiro ao Lago di Braies e na volta passamos no Dobbiaco.

Lago Dobbiaco
Lago Dobbiaco

Como ficamos apenas três dias na região, fizemos os passeios com calma aproveitando para admirar a beleza desses lugares, no entanto, você pode incluir também o Lago di Tovel, o Lago de Misurina o Lago Ghedina e outros mais.

Da próxima vez, porque pretendemos voltar, visitaremos a maior parte dos lagos e todas essas belezas do norte da Itália. Nosso plano é ficar uns cinco dias por lá, porque saímos com aquele gostinho de quero mais.

 

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Translate »